As autoridades da cidade de San Luis Río Colorado, no Estado de Sonora, afirmam que o sacrifício dos cães é a melhor forma de evitar doenças.
A cidade, que fica perto da fronteira com os Estados Unidos, tem uma população de 70 mil cães de rua, quase um para cada dois habitantes.
O prefeito da cidade, Manuel Baldenebro, afirma que toda a polêmica é uma manobra política de seus adversários.
"Sinceramente, não sou um matador de cães. Sou muito criticado por uma situação política, não existe matança. Me criticam porque estou sacrificando cães em minha estratégia que visa evitar doenças e epidemias", disse o prefeito à BBC.
O prefeito reconhece que, em dois anos de governo, mais de 17 mil cachorros de rua foram sacrificados, a maioria deles pelas brigadas municipais. Até o momento, apenas 450 foram entregues em troca da isenção de impostos.
Depois de ler essa notícia, acho que devo falar sobre outro assunto: o abandono de animais. A maioria desses animais sacrificados estão na rua por culpa dos donos, que os abandonou. O que eu vejo é uma quantidade ENORME de animais que são abandonados por exemplo, em faculdades, quando estão velhinhos ou doentes, ou seja, quando mais precisam de amor e carinho. Lembrem-se: abandono de animais é CRIME. Animais não são descartáveis e sentem dor e falta dos seus donos, (embora alguns donos sejam realmente SEM RAÇA e os abandonem sem compaixão nenhuma) alguns ficam muitas vezes se perguntando pq foram deixados ali e mal sabem que nunca mais poderão ver quem eles amam de novo. Ainda assim, existem muitas pessoas que ajudam a cuidar desses animais e muitos até levam pra casa. Esses animais são especiais e não mais importantes que animais de raça, de petshop, etc, mas esses sim precisam de uma pessoa que se preocupe com eles e os ajude. Se vc estiver pensando em comprar um bichinho, dê uma olhada em ONGS da sua cidade que fazem adoção...eles precisam de ajuda. Ah, a castração dos seus animais é essencial! Quem puder levar animais de rua para serem castrados, é uma ótima idéia.
ABANDONO DE ANIMAIS É CRIME!! (Decreto Lei N° 24.645, de 10 de julho de 1934, que define maus-tratos contra animais).
Os atos de abuso e de maus-tratos com animais configuram crime ambiental e, portanto, devem ser comunicados à polícia, que registrará a ocorrência, instaurando inquérito. A autoridade policial está obrigada a proceder a investigação de fatos que, em tese, configuram crime ambiental. Negligenciar é o mesmo que abusar!
@JulioKaczam
Nenhum comentário:
Postar um comentário